July 20, 2010

Dívidas e sucesso financeiro - Como conseguir??


Há tempos ouvimos de nossos lideres, locais e mundiais, que nao devemos fazer dividas, que nao devemos nos afundar em cartoes de credito e que devemos fazer poupanca e termos uma vida controlada na questao financeira.

A Economia mundial esta ruim, trabalhamos demais e mal conseguimos pagar nossas despesas basicas.

Cartoes de credito, impostos, taxas, bancos, emprestimos, prestacao da casa e aluguel, roupas, comida, filhos... enfim, como podemos balancear e controlar nossas financas a ponto de que estas nao nos deem dores-de-cabeca.

Uma das coisas que eu faco eh um budget.

Talvez meio por ter experiencia em cuidar de financas (dos outros ).

Coisas que todo mundo tem nocao:

Primeiro se faz uma lista de despesas.

Faz-se uma tabela tipo:

Entradas (dinheiro que se ganha)

Saidas (despesas)

Pode-se incluir ainda previsoes de gastos.

As entradas tem que ser maiores que as saidas, ou pelo menos dar conta do recado. Se nao, tem que cortar despesas ate que a coisa se encaixe.

Se se tiver dividas velhas, tem que negociar e pagar um pouquinho por mes com o pouco que se tenha sobrando (o que eh dificil).

Ultimamente o que acontece eh, elevamos nossas despesas basicas ao topo do que ganhamos, entao, se uma urgencia aparece, temos que nos endividar, dai o cartao de credito que come imposto.

Guias para as financas familiares (pela propria Igreja):


Dicas da Igreja a respeito (historia do pai de Mitt Romney):

 
Eu tenho a reportagem do Jornal quando a Igreja estava com uma divida imensa em 1895, e Lorenzo Snow teve a revelacao que mudou tudo.

Ai esta:

Sucesso financeiro = Ganhar muito (depois de ter ralado pra estudar e conseguir um excelente emprego) - Gastar pouco (básico e supérfluos de vez em quando) = Poupança gorda ( pra comprar coisas à vista e viver sem dívidas).

Marcelo Silva, bancário, membro da Igreja e morador de Curitiba, deu uma palestra na estaca Diadema e colocou o powerpoint desta apresentação em seu site no endereço endereço abaixo:


"Portanto não despendais dinheiro naquilo que não tem valor, nem vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer. Ouvi-me atentamente e lembrai-vos das palavras que disse; e vinde ao Santo de Israel e fartai-vos daquilo que não perece nem pode ser corrompido; e deixai que vossa alma se deleite na abundância." (2 Néfi 9:51)

“A gloria do homem eh uma esposa que sabe frear a lingua e como economizar”, ja dizia Dom Ayres . Se ela tambem trabalha podem construir seu imperio juntos. E nem acho que devem desejar menos que isso. Mesmo que seja uma casinha simples, mas com amor, a uniao deve servir de base para qualquer desafio. Devem ser gratos todos os dias pelo emprego que possuem e estarem preparados se a situacao mudar.

Um deve conscientizar o outro no planejamento da vida em familia.

Colocar na ponta do lapis os sonhos. Se estes incluirem estarem juntos para a eternidade, otimo, ja eh um grande caminho andado.

Agora, como chegar ate a eternidade tendo um casamento e uma familia de sucesso?

Listem seus desejos. Se eles incluem:

- Viver o Evangelho e seguir os ensinamentos

- Educacao

- Um bom emprego

- Casa propria

- Alimentacao

- Convenio Medico

- Um bom carro

- Filhos

- Educacao para os filhos

Os outros podem esperar. Se se conseguir tudo isso, automaticamente se tera os outros, ou serao mais faceis de acontecer.

Primeira dica eh ler e/ou participar do curso: Fortalecer o Casamento – Manual da Igreja que cita esta dica financeira em varios capitulos. O link para o manual que achei eh este, de repente seu bispo tem ou pode pedir no Centro de Distribuicao:


O casamento deve estar bem. Nao se compra Amor. Nao se pode comprar presentes e permitir a todo tempo que seu conjuge gaste sem jeito de dizer Nao. Amor eh compreensao. Se se segue o Evangelho, isso eh conhecido. E uma muito importante parte de um casamento de sucesso – compreensao.

Um bom metodo para iniciar uma conversa:

- Em espirito de oracao, ler este manual.

- Comecar a listar contas a pagar e fundos a receber.

- Se se percebe que a receber eh maior que a pagar ja demonstrar certa preocupacao.

Ai entao entra-se no assunto:


1. Converse com seu companheiro, fale sobre sua filosofia do dinheiro e descubra a do outro. Cheguem a um denominador comum.

2. Conversem sobre seus sonhos e planos e decidam o papel do dinheiro para atingir estes objetivos.

3. Priorizem estes objetivos juntos. Tenha certeza que as necessidades de ambos serão realizadas, utilizando o melhor da habilidade financeira de cada um.

4. Determinem como serão gerenciados os assuntos financeiros do dia-a-dia.

5. Decidam quem será responsável pelo pagamento das contas.

6. Definam um valor que cada um poderá gastar todo mês sem ter que consultar o outro.

7. Determinem como serão tomadas as decisões de investimentos de longo prazo.

8. Mantenham os registros de seus gastos atualizados numa planilha ou software especifico como MS Money ou Quicken. Ou Excel ou mesmo um caderno de anotacoes mensais, entradas e saidas. Pode-se fazer ainda um calendario com as datas de vencimento das contas basicas.

9. Mantenham-se informados. Seus planos devem ser flexíveis e devem ser revistos ao menos uma vez por ano para certificar-se que os objetivos continuam os mesmos e que ambos estão confortáveis com a manutenção da conta conjunta. Conta conjunta cria um senso de unidade que é vital para uma relação. Ao separar o dinheiro, você desabilita uma integração que deve estar presente numa relação de longo prazo. Apesar de que, às vezes, contas separadas permitem que cada individuo mantenha sua independência, podendo fortalecer a relação.

Dicas sobre financas no casamento:


Como falar de dinheiro (embora tenha um foco no casamento catolico, os convenios sao ainda mais abrangentes):


Casamento, dinheiro e familia (Muito Bom!):


Dinheiro, casamento e carreira:


Faca uso tambem dos outros links constantes no topico. Ha um tempo atras foi distribuido nas Alas dois folhetos, de Preparacao e Armazenamento e de Controle de Financas, se nao recebeu, peca ao seu bispo. Eh este aqui:



O link eh grande e nao sei se vai funcionar, se não, copie e colo em seu navegador.
Nessas epocas de crise, simplificar eh a palavra de ordem. As pessoas se preocupam mais com as dividas mensais da manutencao da casa e comprar comida e estritamente o que se precisa, nada mais.

Limpar os guarda-roupas e tirar das estantes o que nao se usa mais e tentar vender eh uma boa pedida.

Temos a mania de, se sobra alguma coisa do pagamento, o que eh raro mas acontece, vamos gastar ate o ultimo centavo em algo que queremos faz tempo, as vezes eh ate algo que precisamos, mas que nao eh tao urgente assim.

Uma casa funciona bem quando tem tudo o que precisamos, e se estiver organizada para encontrarmos o que precisamos quando precisamos. Quando se tem uma porcao de coisas que nao se usa, geralmente quando se precisa de algo importante nao se acha, e lamenta-se que gastou dinheiro no que nao precisava e agora que precisa de algo, nao tem como comprar.

Comprar coisas em liquidacao tambem eh uma faca de dois gumes. Se for algo bom, de qualidade, que va durar um bom tempo e estiver com um preco bom, otimo, se for algo de baixa qualidade que esta um preco bom, mas, daqui alguns meses ja tera que comprar outro, precisa-se medir a necessidade real daquilo. As vezes compensa esperar um pouco mais e comprar algo de boa qualidade, economiza-se com o tempo.

A ideia de horta no topico de Armazenamento serve pra isso. Quando mais se planta em casa, menos se compra la fora. Eh melhor pra saude, pois eh algo organico, e economiza-se no orcamento geral da casa.

E dai, se tivermos tudo o que precisamos, e, se caso sobrar uns troquinhos no fim do mes, podemos salvar numa conta a parte, tipo poupanca. E, mesmo que nao se tenha, eh melhor fazer uma meta de ter uma aplicacao em caderneta de poupanca que seja de qualquer forma, sempre podemos economizar em algo.

Para aqueles que precisam de um emprego para que possam atingir o Sucesso Financeiro e o suporte da família, pagar dívidas e planejar a vida, o Provident Living agora tem novidades:

O site da Igreja no segmento do Provident Living coloca a disposição várias opções de ajuda para se encontrar um melhor emprego, desde como fazer um Currículo bem sucedido, dicas de entrevista, como se manter no emprego e muito mais:


Ainda existe dicas para ser admitido numa Empresa:


Neste link têm-se várias opções para se sanar as dívidas, fazer um budget, atingir metas financeiras, evitar dívidas e ensino aos jovens do uso do dinheiro:



O site ainda tem um curso on line para Gerenciamento Financeiro da Família:


Aqui uma Calculadora financeira, que explica em mínimos detalhes sobre Finanças:


Algumas estacas de Utah e Centros de Emprego (LDS Employment) estão dando esses cursos para casais jovens, estudantes universitários e pais/mães solteiros. É muito esclarecedor e interessante.

Mas tudo isso infelizmente só temos tudo isso em inglês por enquanto, mas já é uma ajuda.

Dave Ramsey, um dos gurus na 'ciencia' de se adquirir e manter o sucesso financeiro, da varias dicas em seu site:



Este site tambem tem dicas excelentes e ferramentas free para estabelecer equilibrio para financas, em casa e no trabalho:


Estudando esse ano na Escola Dominical o Velho Testamento, vimos o declínio de Saul, depois de Davi e depois de Salomão, exemplos de que força e poder (dinheiro e riquezas) não combinam. Mas temos muitos exemplos de pessoas que aprenderam e viveram suas vidas, desde aqueles que não tinham nada e conseguiram muito, e aqueles que tinham tudo, doando a muitos, dobraram suas riquezas.

Um grande exemplo é Jesse Knight. Seu pai consta em D&C como um dos primeiros membros da Igreja (quando Joseph expulsou demônios de seu corpo), mas morreu antes dos santos chegarem a Winter Quarters quando saíram de Nauvoo. Jesse tinha apenas um ano de idade naquela época.

Cresceu com dificuldades, mas fez sua promessa ao Senhor, construiu um império, encontrou uma montanha de minérios, comprou terra e distribuiu aos santos retirando a Igreja das dívidas,chegando a ser um dos 'padrinhos' do que hoje chamamos da Universidade Brigham Young. Tudo isso porque seguiu um conselho do profeta Lorenzo Snow.

Pra quem se interessar na história completa (link original):

No comments: