October 04, 2009

Lavagem Cerebral x Religiao



Tambem conhecido como Mind Control, Brainwashing, Lavagem Cerebral... estao as religioes de hoje usando de tecnicas para persuadir seus seguidores?

Atualmente o tratamento dado a vitimas de controle mental tambem tem pouco a ver com religioes. Esta mais ligado ao controle politico (o reforco e punicao que os governantes estabelecem por exemplo), militar (o de fazer um grupo odiar judeus, negros, a pensar que fazer guerra para conquistar a paz eh valido, etc)...


Um conhecido por utilizar tecnicas de Controle Mental (brainwashing) era o Reverendo Jim Jones, no seu cult Peoples Temple, que fazia as pessoas se sentirem como se estivessem no Peace Corps. Aquilo era mais um campo de concentracao, com tecnicas conhecidas de brainwashing.

Hoje a organizacao mais conhecida que utiliza massivas tecnicas de brainwashing eh o Al-Qaeda. As tecnicas que eles utilizam para recrutamento e treinamento sao uma vergonha mesmo para os mentores do brainwashing. O uso da decepcao no recrutamento colocando a pessoa abaixo da posicao de ser humano eh vergonhoso.

Eh bom definir que brainwashing eh a linguagem popular para Mind Control, se quiserem algo serio sobre o assunto procurem sob este titulo, e confere legitimilidade se verificado sob aspectos destrutivos, o que a Igreja faz absolutamente o contrario.

Regimes politicos por exemplo onde pessoas sao reforcadas a acreditar que o pequeno reforco dado pelo governo eh suficiente para fazer a vida melhor por exemplo, tem que tomar cuidado com os resultados, principalmente se estes os diminuem e os prendem em suas funcoes normais.

O livre arbitrio eh presente. Eh facil ver a diferenca de quem viveu num meio Evangelico ou nao. A presenca do medo e a mistura de conceitos, inconscientemente faz com que principios se percam e propositos nao sejam entendidos.

Mais sobre o assunto:
http://www.apa.org/monitor/nov02/cults.html
 
Infelizmente, muitos pais e líderes usam técnicas de brainwashing em suas crianças, na maioria das vezes sem terem o conhecimento de que o estao fazendo.

Em se tratando da beleza do verdadeiro Evangelho, ou seja, a essência do Plano do Pai Celestial, é justamente preservar o livre arbítrio. De todos, em todas as idades. E deveras me preocupa o que alguns tem feito com essa maravilha que é o Evangelho. Preocupa-me muito o fato de que a maioria dos membros adquirem seu testemunho por sugestão ou auto sugestão (conforme expliquei neste artigo , querendo acreditar em algo que não vive, o que fatalmente desabará, nem sempre da melhor forma, cedo ou tarde.

Eu por exemplo tenho até um vídeo com meu filho cantando 'Sou um Filho de Deus', mas ele o fez porque ele quis, assim como sempre gostou de cantar e canta outras músicas também. Lembro-me de várias vezes que ele quis prestar seu testemunho, e me perguntava o que dizer e eu sempre lhe disse pra dizer o que sentia em relação à Igreja. Suas palavras iam sempre de "Eu gosto da Igreja porque me ensina coisas boas", ou "Eu sei que a Igreja ensina coisas verdadeiras porque me aproxima de minha família". É diferente quando você faz a criança repetir mil vezes "A Igreja é Verdadeira", se em suas ações, você não segue o exemplo de Cristo em viver os princípios e age de forma que os comprova como verdadeiros. É isto o que precisamos proporcionar às nossas crianças.

A história do brainwashing começou quando alguns, lá por 1890, utilizavam as técnicas de hipnose para fins criminosos. O Brainwashing hoje é amenizado até através das técnicas de persuasão aprendidas nas faculdades de Direito.

Existe.

A sugestão porem, pode acontecer dos dois lados, não somente dentro da Igreja, mas fora da Igreja.


Podemos ainda reconhecer isso em novelas, na Moda, em torcidas de times, em qualquer grupo.

Existe uma história famosa no Canadá de um pai que brainwashed seu filho para odia a mãe após o divórcio. O juiz condenou o pai pelo uso das técnicas. Google o nome do juiz James Turnbull.

Hoje em dia as técnicas são mais amenas, disfarçadas por assim dizer. Ninguém utiliza as conhecidíssimas técnicas antigas de brainwashing, como o Transe e a Hipnose ou o "Guided Imagery" usado como constante aos veteranos de guerra nos anos 30.

Hoje em dia pessoas, mesmo sem saber, ou porque também foram expostas a este tipo de educação, utilizam sutis técnicas, como por exemplo:

Diretivas Indiretas (Indirect Directives).

Exemplo: Alguns na sociedade por exemplo tentam colocar na cabeça das pessoas idéias do tipo: "Ninguém manda em mim, eu escolho o que quero de minha vida. Sou livre!". E com idéias deste tipo, funcionando como isca, são facilmente tomados por líderes que pregam o mesmo, como alguns filósofos conhecidos. Conseguir isso é muito fácil, principalmente se a pessoa estiver num estado alterado, cansado, de stress ou decepção.

Modelos Sociais (Peer Pressure and Modeling) :

Exemplo: A sociedade coloca como 'Modelo' um padrão físico de estar em forma. Qualquer pessoa 'fora' daquela 'forma' vai ser discriminada como gorda, flácida, e vai também se sentir diminuída por isso. Seguir modelos faz parte do instinto humano.


E o pior de todos, que acontece em muitos casamentos, namoros, relações de pais para filhos, até de amigos e mesmo em comunidades de relacionamento como o orkut, facebook, twitter, etc:
Manipulação Mental ( Emotional Manipulation), que deriva de 6 princípios ativos:

1) Consistência ( Nós estamos sempre tentando justificar para outras pessoas nosso comportamento, sempre nos desculpando, ou 'racionalizando' nossos atos);

2) Reciprocidade (Se alguém nos faz algo, nós tentamos sempre fazer de volta);

3) Prova Social (O famoso 'politicamente correto', 'ecologicamente correto', etc, todos querem agir da forma que outros agem);

4) Autoridade (Todos tem este, é o profundo senso de dever e autoridade, de sermos melhores do que somos, de atingirmos a perfeição e liderar pessoas);

5) Preferências (Nós geralmente obedecemos quem gostamos, e apoiamos quem pensa como nós...);

6) Medo da perda (Se nós queremos algo, por auto sugestão adquirimos aquele medo que, se não fizermos agora, perderemos ou aquele algo desaparecerá ou não estará mais disponível. A oportunidade talvez passará. Se nós queremos, nós deveremos conseguir AGORA... ou seja, tudo que está sendo oferecido, vai depender do que você realmente faz com sua consciência cósmica).

Vejam, muitos irão entender o que eu disse acima da forma que estão condicionados a entender. Ou seja, tudo o que vivemos é resultado de como fomos condicionados a enxergar a vida. Podemos reconhecer mesmo em nossos pais que nos ajudaram a nos tornar as pessoas que somos hoje coisas deste tipo.

Com isso quero dizer que o Brainwashing está presente em tudo, e nada ao mesmo tempo. Pessoas não o fazem porque querem. Muitas Igrejas não retém seus membros justamente porque não os utilizam. Líderes somam o que aprendem com o que são. E daí o desastre.

Mas nós também temos a capacidade de reconhecer que viver o que acreditamos, principalmente se na prática (Fé é Ação) comprovamos por nós mesmos, e obtemos a resposta, após Ler, Ponderar e Orar.

Depende de nós. Temos a herança divina de Sua Personalidade.

Sendo mãe, eu entendo perfeitamente o Pai Celestial. Desde antes de meu filho nascer decidi que respeitaria seu livre arbítrio em tudo, em todas as coisas.


Hoje posso dizer por experiência própria que a alegria que sinto em observar, e assistir mesmo, que ele faz as coisas boas e corretas, por sua própria vontade, é indescritível.

Acho que é esta alegria, sem igual, que o Pai Celestial sente, quando vê muitos de seus filhos sendo honestos mesmo quando não há ninguém observando, quando sente o carinho de alguns de seus filhos por outros sem nenhum interesse mas somente o de amar incondicionalmente.

Dá pra entender porque o Pai não aceitou o Plano de Satanás. Este queria aplicar técnicas de brainwashing em seus seguidores.

O Pai Celestial não. Quer o Amor real, como Ele nos dá.

Reconhecermos isso é o propósito da vida. E de nossa Missão aqui na terra.

A Igreja ajuda e muito a alcançar este propósito. Mais uma vez, depende de nós mesmos reconhecermos isso.
 
E digo ainda que, se algum dia ele escolher algo diferente, eu o respeitarei e o amarei da mesma forma, e sempre mais, a cada dia.


Meu exemplo está sendo dado, assim como Cristo nos deu.

Se o seguirmos dependerá única e exclusivamente de nós, assim como dependerá de meus filhos, ou de nossos filhos, seguir o exemplo daqueles que estão realmente vivendo e agindo de forma a serem totalmente merecedores da herança divina, suas próprias personalidades.

A vida nos molda, mas também temos em nós mesmos a capacidade de nos desprendermos de todas as nossas amarras e vivermos de acordo com a nossa própria personalidade.

É a nossa própria personalidade a herança que recebemos de nosso Pai.

Como poderemos ser como Cristo e atingir a capacidade máxima de nosso Plano Pessoal se agirmos todo o tempo como outros querem?

A inspiração divina na Restauração do Evangelho é esta. Não importa os erros de ninguém, somente a verdade de que nós podemos viver uma vida real. O Pai Celestial não quer que apenas sejamos objetos de uso de outros.

Alguns ainda não conseguem reconhecer onde este mundo está indo, e as promessas do opositor para destruir nossas personalidades completamente. Ele respeita nossas próprias opiniões, nosso próprio jeito de ser. Ele quer que sejamos como Ele é. Esta é a diferença. Quem não age desta forma para com os seus, ou mesmo os outros, está indo em direção errada.

Precisamos chegar ao ponto onde sente-se totalmente em paz consigo mesmo, livre e faz as coisas com alegria, nunca por obrigação. Onde a vivencia da Lei Maior de um Reino Celestial seja natural no nosso dia a dia.

É fácil reconhecer isso. Vejam como Cristo agiu. Veja como Ele tratou as pessoas. Vejam como Ele serviu.

A verdadeira felicidade é isso.

Imaginem se conseguirmos a Exaltação, significará que vencemos todas as adversidades e preservamos o nosso Eu.

E como Cristo, poderemos também dizer: "EU SOU".

***********************************************

Nota:

Eh bom lembrar que temos muitos outros processos que se diferenciam totalmente do mind control.


Outra coisa são as técnicas de conversão, usadas por muitos como se fossem terrorismo psicológico.

Como todos nós sabemos, existem maneiras diferentes de lidar com uma necessidade do ser humano.

Por exemplo: a falta de água no sertão do Nordeste.

Algumas pessoas se preocupam de forma responsável com esta situação, providenciando informações e meios técnicos para a população conviver com a falta de água e melhorar a qualidade de vida. Outras pessoas, especialmente a classe política, ou são indiferentes ao assunto ou se utilizam do problema em benefício próprio, usando técnicas de marketing e manipulação emocional para se manter no poder.

Bem, e daí? Daí que não podemos, ou não devemos, deixar de atender a necessidade das pessoas desta região porque alguns se aproveitam da sua situação, sem resolvê-la, para um fim egoísta. Aqueles que estão tratando da situação de maneira séria ficariam bastante frustrados, ou até irritados, se fossem confundidos com os que estão tentando ludibriar a população.

Aqui precisamente está a confusão. Quando você diz que o cristianismo utiliza "técnica de conversão" e "terrorismo psicológico" está tomando a parte pelo todo. Isto é, está julgando todo mundo do mesmo jeito, sem fazer diferença entre os que atuam de maneira séria e os que atuam, dentro do cristianismo, em benefício próprio.

O cristianismo não possui técnicas de conversão e nem faz terrorismo psicológico. Os cristão têm uma mensagem que acreditam ser importante para atender a uma necessidade do ser humano. O que todo cristão deve fazer é anunciar esta mensagem de forma simples e clara. Se alguns a deturpam, ou dela se utilizam para fins egoístas, isto não é culpa do cristianismo em si.

No comments: