February 03, 2008

Thomas Monson ordenado Profeta da Igreja



Hoje foi ordenado o Presidente Thomas Spencer Monson, nascido em 27 de agosto de 1927, como o novo Profeta de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Sabemos que quando o Presidente da Igreja falece, a Primeira Presidência é reorganizada e um novo Profeta é designado.

Como ocorre esta cerimônia formal de designação do novo profeta?

Quando o presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias morre, os seguintes eventos ocorrem:

1. A Primeira Presidência é automaticamente dissolvida.

2. Os dois conselheiros na Primeira Presidência voltam aos seus lugares na linha de senioridade no Quórum dos Doze Apóstolos. A senioridade é determinada pela data em que uma pessoa foi ordenada aos Doze, e não por idade.

3. O Quórum dos Doze Apóstolos, agora em número de 14 e dirigido pelo apóstolo sênior, assume a liderança da Igreja.

4. O apóstolo sênior preside uma reunião do Quórum dos Doze a considerar duas propostas alternativas:  

I. A Primeira Presidência está preparada para ser reorganizada neste momento?
II. A Igreja deve continuar a funcionar com o Quórum dos Doze presidindo?

5. Após discussão, um movimento formal é feito e aceito por unanimidade pelo Quórum dos Doze Apóstolos.

6. Após o ato, o Quórum dos Doze aponta por unanimidade o novo presidente da Igreja. O novo presidente escolhe dois conselheiros dentre os apóstolos do Quórum dos Doze e os três se tornam a nova Primeira Presidência. Ao longo da história da Igreja, o apóstolo mais antigo no chamado torna-se o presidente da Igreja quando a Primeira Presidência é reorganizada.

7. Na sequência da reorganização da Primeira Presidência, o segundo apóstolo mais antigo no chamado é apoiado como presidente do Quórum dos Doze. A única exceção é quando o segundo apóstolo mais antigo também foi chamado para a Primeira Presidência como um conselheiro, caso em que o terceiro mais antigo apóstolo torna-se presidente interino dos Doze.

8. O presidente do Quórum dos Doze, juntamente com o restante dos apóstolos, ordena então o novo presidente da Igreja através da imposição formal de mãos.


Mais informações: https://www.lds.org/manual/teachings-of-the-living-prophets-student-manual/chapter-3-succession-in-the-presidency?lang=eng

No comments: